quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mais que uma exposição de moda, a exposição "Casa Canadá" fala da história de um país, a celebração da cultura brasileira e o glamour da sociedade da época. Uma aliança da utopia com a beleza, do sonho com a moda, criando um país chamado Brasil.


A exposição "Casa Canadá" conta através de fotografias, objetos de acervos particulares e de museus, revistas e multimídia, a história daquela que foi o ponto de partida da moda no Brasil. O início, no Pós Guerra nos anos 40, o apogeu no glamour dos anos 50, indo até meados dos anos 60, quando acontece a transferência da Capital do Rio para Brasília e o golpe militar em 64.

Fundada por Jacob Peliks, a Canadá de Luxe foi a primeira grande "Maison Brasileira".
A primeira a importar peças dos melhores designers europeus, como Dior, Cardin, Chanel, Schiaparelli, Givenchy, Balmain, Lanvin, entre outros. Comandada pelas irmãs Mena Fiala e Candida Gluzman, a Canadá de Luxe foi a referência da moda no Brasil.

Na exposição, o visitante verá a evolução da moda francesa no Brasil através de fotos, documentos e imagens de arquivo em vídeo; e irá descobrir como nasceu a alta costura brasileira, com vestidos criados nos Studios Canadá. Longos bordados, suntuosos e curtos com sabor tropical eram apresentados juntos com jóias desenhadas por Roberto Burle Marx, os primeiros designers com pedras brasileiras.

Na casa Canadá aconteceram os primeiros desfiles do país e que faziam tanto sucesso que paravam a Avenida Rio Branco. Nos salões da Maison na rua Sete de Setembro, clientes e jornalistas viam passar as mais belas modelos da época:  Adalgisa Colombo, Vera Barreto Leite, Georgia Quental, Helga Franceschi, Vânia Badin e Ilka Soares.

Viaje nas passarelas do Pós Guerra, participe dos testemunhos da modelos, visite os salões do Copa e conheça o Jockey Club em dia de Sweepstake. Em todos os cenários, um ponto em comum: a sociedade vestindo as criações da Canadá.

A exposição, que coloca a moda no contexto histórico nacional e mundial, acompanha o nascimento de um sonho chamado Brasília, pelas mãos de um dos melhores amigos de Dona Mena Fiala:o Presidente Juscelino Kubitschek e D. Sarah, a mais fiel cliente da casa Canadá.

Cartas e postais, material de campanha da reeleição de JK, documentos históricos jamais trazidos a público, contam a história da mudança da capital do Rio para Brasília, os anos gloriosos e o exílio do casal JK.
Mais que uma exposição de moda, a exposição "Casa Canadá" fala da história de um país, a celebração da cultura brasileira e o glamour da sociedade da época. Uma aliança da utopia com a beleza, do sonho com a moda, criando um país chamado Brasil.


Exposição Casa Canadá
Mansão Figner
Rua Marquês de Abrantes, 99-Flamengo
De 11 a 30 de janeiro de 2011.
Terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 11h às 17h.


POMPIDOU MODA BRASIL.
POMPIDOUBRASIL.BLOGSPOT.COM
POMPIDOUBRASIL@GMAIL.COM
@POMPIDOU

Um comentário: